Pastorais

A Igreja Católica Apostólica Romana é uma instituição religiosa que tem como objetivo a conversão ao ensinamento e à pessoa de Jesus Cristo em vista do Reino de Deus, e concede um papel nesta missão a Maria, a quem intitulou de "Mãe da Igreja". O culto de adoração (Missa ou celebração da palavra) é prestado ao Pai e ao Espírito Santo.
A Igreja Católica administra os sacramentos e prega o Evangelho de Jesus Cristo. Atua em programas sociais e instituições em todo o mundo, incluindo escolas, universidades, hospitais e abrigos, bem como administra outras instituições de caridade, que ajudam famílias, pobres, idosos e doentes.
Muitos desses programas são desenvolvidos pelas Pastorais, que são as ações da Igreja Católica no mundo ou o conjunto de atividades pelas quais a Igreja realiza a sua missão, que consiste primariamente em continuar a ação de Jesus Cristo.
Já os Movimentos nascem e se formam num contexto externo à Igreja local, mas atuam dentro da Paróquia. É uma ação dos leigos que pode envolver várias pastorais ou serviços ao mesmo tempo. Estão mais ligados à vida pessoal dos participantes e, em geral, têm um caráter de espiritualidade e seguem um carisma próprio, envolvendo mais ou menos as mesmas pessoas que vivenciaram um encontro, um retiro ou uma catequese.

A Paróquia Nossa Senhora de Lourdes possui as seguintes Pastorais e grupos em atividade:

·                     Conselho Pastoral Paroquial (CPP)
O Conselho Pastoral Paroquial (CPP) tem por finalidade coordenar as atividades pastorais no âmbito da Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, através das comunidades da Matriz.
Coordenador: O CPP é presidido pelo pároco, Padre Gil Condé da Silva, e atualmente coordenado por Francisco Divino.
Reunião: O CPP se reúne ordinariamente às terceira terças-feiras de cada mês, sempre às 20 horas, na sala de vídeo da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.
Informações: As informações sobre o CPP podem ser obtidas através dos representantes de cada comunidade, que devem transmitir as decisões tomadas aos conselhos pastorais a que pertencem.
Reunião: 3ª terça-feira do mês - 20h

·                     Conselho Administrativo Paroquial (CPAE)
O Conselho Administrativo Paroquial é formado por um número pequeno de pessoas, da confiança do pároco e, também da comunidade. Sua função é: manutenção da Pastoral; administração e conservação do patrimônio, visando fins pastorais e promocionais, de acordo com as normas da arquidiocese e com as leis vigentes no país. Ao conselho compete a formação de comissões de serviços, tais como: Comissão de Festa, Comissão de Construção, Comissão de Manutenção e outras que forem necessárias dentro de sua competência.
Coordenador: 
Reunião: 2ª quarta-feira do mês - 19h


·                     Pastoral do Batismo
A Pastoral do Batismo tem o objetivo de preparar pais e padrinhos das crianças a serem batizadas realizando o encontro de preparação, mostrando a importância do Batismo, o porquê batizar, as responsabilidades dos padrinhos em relação à criança (afilhado) e o que é padrinho, madrinha, compadre, comadre.
A Celebração sempre em clima orante com muita alegria e animação.
Coordenador:
Reunião: 3ª Quarta-feira do mês - 19h

·                     Pastoral da Liturgia
A Pastoral da Liturgia está encarregada, principalmente, das seguintes funções:
• Dar apoio na preparação das Celebrações ao que diz respeito aos grupos de cantos, salmistas e leitores;
• Convidar e preparar as pessoas que participarão de Celebrações especiais (Santos, Semana Santa, Natal, entre outros);
• Auxilio ao presidente da Celebração na condução dos ritos da liturgia;
• Fazer reuniões para motivação e preparação dos participantes da pastoral, aprimorando o conhecimento da equipe litúrgica quanto às mudanças realizadas pelo clero.
Coordenadora: Ângela Mérici Paula
Reunião: Segunda-feira - 19h

·                     Pastoral do Dízimo
O Dízimo tem três dimensões:
• Religiosa: opção que liberta o (a) fiel e convidado a fazer em sua vida a experiência da partilha;
• Social: criador do espírito comunitário;
• Missionário: faz-se sinal de salvação universal.
Coordenadora: Regina Célia Germano
Reunião: 4ª Segunda-feira do mês - 20h

·                     Pastoral Curso de Noivos
São encontros destinados a casais noivos, casais que já tem filhos, casais que moram juntos, que resolvam receber a benção de Deus.
O encontro é participativo: todos falam e colocam em grupo seus problemas, dúvidas e seus objetivos de vida em família. O objetivo do encontro é mostrar para esses casais que eles não estão sozinhos na nossa sociedade. Temos os mesmos problemas em família, adoecemos, sofremos e para superar esses desafios temos que entrar em sintonia com o seu companheiro. Para que essa superação aconteça precisamos de diálogo, paciência, tolerância, algumas perdas, renúncia, etc.
Coordenadora:
Reunião: 

·                     Terço dos Homens
É um grupo de oração ligado ao movimento apostólico de Shoenstatt, que bebe e vive da espiritualidade deixada pelo fundador.
É um grupo unido a Maria, nossa mãe e rainha, tendo ela como mestra que nos conduz no caminho da fé, levando a Cristo e a Deus Pai.
É um grupo que visa resgatar a ação homem na Igreja, como apóstolo e gestor de um mundo novo.
Coordenador:
Reunião: Todas às segundas-feiras às 19h.

·                     Setor Juventude (Grupo Jovem JUC)
O Setor Juventude é o espaço que articula, convoca e propõe orientações para a evangelização da juventude, respeitando o protagonismo juvenil, a diversidade dos carismas, a organização e a espiritualidade para a unidade das forças ao redor de algumas metas e prioridades comuns à luz do Documento 85 Evangelização da Juventude, das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e do Documento de Aparecida.
Coordenadores: Naiara Gonçalves, Thiago Cantarino, Lorran Faria
Reunião: Todas às sábados às 18h.

·                     Pastoral da Comunicação (PASCOM)
Cultivar a comunicação na paróquia e com os paroquianos e movimentos, fazendo com que os católicos sejam notícia, aprendam a se comunicar com a sociedade, revelando o que acontece de melhor dentro de sua Igreja e denunciem os problemas sociais. Estes são alguns dos objetivos da Pastoral da Comunicação (PASCOM).
Coordenador:
Reunião:

·                     Legião de Maria
A Legião de Maria trabalha nas famílias da comunidade, confortando-as com palavras de Amor e Fé, semeando a Paz e a Esperança.
Nas reuniões semanais são distribuídos os trabalhos para cada Legionário que se dedica com amor à Jesus e à Nossa Senhora.
Coordenadora:
Reunião: Toda as Quartas-feiras as 15h

·                     Pastoral a Catequese
A Pastoral da Catequese é a responsável pela evangelização de crianças e adolescentes. Os encontros semanais buscam levá-los a uma experiência com Deus, a partir da interação entre fé e vida. Tudo isso com o objetivo de atingir a maturidade cristã.
Os encontros da Catequese acontecem as quartas-feiras e aos sábados.
Para receber o sacramento da Primeira Eucaristia, a idade ideal é 10 anos, sendo necessário dois anos de preparação. Já para o Crisma, é preciso um ano de encontro e a idade ideal, 14 anos. Neste caso, o adolescente deverá ter participado, pelo menos, de um ano da Perseverança.
Coordenadora:
Reunião: 1º Sábado - 10h

·                     Pastoral Familiar
A Pastoral Familiar na Exortação Apostólica Familiaris Consortios, de João Paulo II, atende a uma orientação arquidiocesana de implantar uma movimento em todas as paróquias com o intuito de fortalecer o núcleo fundamental da formação humana e religiosa: a família.
Na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, a Pastoral atua complementarmente nos espaços não ocupados por outras pastorais, buscando evangelizar a família em todos os seus aspectos. A ideia é formar melhor essas famílias e promover crescimento e perseverança na fé em comunidade.
Coordenadora:
Reunião:

·                     Pastoral dos Coroinhas
O dever do coroinha é auxiliar nas funções litúrgicas no altar. Todo coroinha, como membro atuante da comunidade, deve ter sempre consciência de seus compromissos e responsabilidades.
Ser coroinha é servir a Deus e a toda comunidade, ajudando nas celebrações litúrgicas. Ele tem uma função muito importante: desempenhar um ministério, um serviço que exige dedicação, responsabilidade, compromisso consigo e com Jesus.
Para ser um coroinha deve-se ter piedade, postura, respeito com os ministérios e atenção.
Coordenador:
Reunião: Todo último sábado do mês - 15h.

·                     Apostolado da Oração
O Apostolado da Oração (AO) é uma irmandade tradicional em todas as paróquias, sempre utilizando fitas vermelhas sobre o peito e com fervoroso culto ao Sagrado Coração de Jesus.
Sua origem remonta há quase dois séculos, em 3 de dezembro de 1844, numa aldeia da França. O AO é uma das grandes forças da Igreja de hoje no Brasil e no continente latino-americano. O fim principal é levar as almas para o coração de Jesus e trabalhar em prol dos menos favorecidos.
Coordenador: Ademir Eiterer
Reunião: Primeira sexta-feira do mês às 20h.

·                     Renovação Carismática Católica (RCC)
A Renovação Carismática Católica (RCC) é um movimento católico que surgiu nos Estados Unidos em meados da década de 1960. Ele é voltado para a experiência pessoal com Deus, particularmente através do Espírito Santo e dos seus dons. Esse movimento busca dar uma nova abordagem às formas de doutrinação e renovar práticas tradicionais dos ritos e da mística católicos.
Seu surgimento se deu durante um Congressso Nacional de “Cursilhos de Cristandade”.
A Renovação carismática coloca uma ênfase especial nas obras do “Espírito Santo”. Este concede dons aos Cristãos tais como os dons carismáticos de profecia, línguas, discernimento, sabedoria, cura, fé, milagres, e ciência. Embora alguns Cristãos acreditem que isto apenas aconteceu nos tempos do Novo Testamento, a RCC acredita que hoje estes dons estão novamente sendo concedidos.
Coordenador:
Reunião: Segunda-feira - 19h30
Grupo de Oração:

·                     Pastoral da Criança
A maior missão da Pastoral da Criança é evangelizar as famílias e fazer com que elas respeitem os direitos básicos das crianças desde sua concepção até os seis anos de idade, especialmente no que se refere à sua saúde.
Deve esclarecer os cuidados que devem ser tomados com a criança, principalmente quanto à alimentação necessária para seu desenvolvimento, para diminuir a mortalidade infantil. Durante o período da gestação, desenvolve ações no sentido reduzir o risco à saúde da mãe.
Também é missão da Pastoral educar as famílias de acordo com os valores cristãos.
Coordenador:
Reunião: 2ª Terça-feira - 20h

·                     Pastoral da Música
A Pastoral da Música é o grupo responsável por animar a vida litúrgica da igreja.

“A música é uma linguagem privilegiada que exprime e manifesta a alma e a cultura de um povo; para a liturgia ser autêntica e a participação ser profunda, deve-se usar a linguagem musical que melhor expresse a fé e a oração do povo orante.” (Doc 7. CNBB. Nº 2.1)
Coordenador:
Reunião: 2ª Sexta-feira -20h

·                     Ministros Extraordinário da Comunhão
Os ministros auxiliam o sacerdote na distribuição da Eucaristia na missa e em outras celebrações litúrgicas nos trabalhos do altar. São eles que levam a comunhão aos doentes e idosos nas residências e hospitais.Na falta do padre, é o ministro da Eucaristia que celebra as exéquias - "encomendar o corpo". Eles também podem expor o Santíssimo Sacramento para adoração dos fiéis.
Coordenador:  Francisco Divino
Reunião: 1º Domingo -17h

·                     Sociedade São Vicente de Paula (SSVP)
Constitui-se num grupo local de membros integrados à Sociedade de São Vicente de Paulo, organização católica internacional de leigos, fundada em Paris no ano de 1833 por Antonio Frederico Ozanam (bem-aventurado) espalhada em 150 países e em quase todas as paróquias do Brasil.
Conferencia São Paulo Apóstolo
Coordenador: 
Reunião: Reúnem-se no primeiro Domingo de cada mês ás 08h.

·                     Encontro de Casais com Cristo (ECC)
O Encontro de Casais com Cristo – ECC – é um serviço da Igreja, em favor da evangelização das famílias. Procura construir o Reino de Deus, aqui e agora, a partir da família, da comunidade paroquial, mostrando pistas para que os casais se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo. Para isto, busca compreender o que é "ser Igreja hoje" e de seu compromisso com a dignidade da pessoa humana e com a Justiça Social.
A evangelização do matrimônio e da família é missão de toda a Igreja, em que todos os fiéis devem cooperar segundo as próprias condições e vocação. Deve partir do conceito exato de matrimônio e de família, à Luz da Revelação, segundo o Magistério da Igreja (Orientações pastorais sobre o matrimônio – CNBB Doc. Nº 12) (DN-pág. 13)
Coordenador: 
Reunião:

·                     Caminhada de Casais com Cristo (CCC)
A Caminhada de Casais com Cristo é um movimento da Arquidiocese de Juiz de Fora, que tem por finalidade promover o engajamento dos casais e, por conseguinte das famílias para uma participação efetiva na comunidade da Igreja.
A Caminhada tem como objetivo a promoção da família, não levando em conta a situação civil do casal e sim a sua vontade de seguir a JESUS, por entender que o amor misericordioso de Jesus supera tudo e que a família fortalecida é a realização do plano de Deus.
Realizamos 4 encontros anuais, onde novos casais fazem um retiro de 2 dias com muita espiritualidade. Palestras, dinâmicas, orações e muitas surpresas fazem dessa uma experiência inesquecível.
Coordenador: 
Reunião:

·                     Liga Católica
A Liga Católica (Ligue catholique), também chamada de Santa Liga (Sainte Ligue), foi criada por Henri I de Guise em 1576, durante as guerras francesas entre católicos e protestantes. A liga é antiprotestante e tem como membros entre outros Papa Sixto V, os Jesuítas, Catherine de Medici e Filipe II de Espanha, todos votados a extirpar a heresia protestante da França, de uma vez por todas.
Coordenador: 
Reunião: 1º Domingo do mês - 07h

·                     Escola Bíblica de Adultos
A Bíblia nos oferece esperança, alegria, amor e vida. Conhecer Jesus trará algo mais valioso do que tudo que se pode ver, ouvir, tocar ou comprar.
Estudo e aprofundamento no conhecimento da Bíblia. A cada semestre é ministrado um tema do Antigo ou Novo Testamento, tendo como objetivo a capacitação bíblica aos agentes de Pastorais, Movimentos, Grupos Bíblicos de Reflexão, Catequese, Ministros e outros. Há também esta escola em algumas paróquias.
Coordenador: 
Reunião: Quinta-feira - 19h

·                     Pastoral dos Enfermos
A Pastoral dos Enfermos deve ir ao encontro dos doentes tanto nos hospitais e casas de saúde como nos domicílios particulares. São ambientes diferentes que exigem também um modo diferente de fazer pastoral.
A Pastoral dos Enfermos terá como preocupação principal de toda a sua ação evangelizadora: humanizar e cristianizar os ambientes de tratamento dos doentes. Dar um sentido cristão ao sofrimento. Atingir o coração do enfermo e aproximá-lo de Cristo. Levar o enfermo a tomar uma atitude de fé e esperança perante a dor. Fazer do doente um apóstolo, pelo exemplo de sofrimento assumido. Um fator importante para essa Pastoral é ver, aceitar, atingir e tratar o doente como um todo: físico, psíquico e espiritual.
Coordenador:
Reunião:

·                     Fé e Luz
Fé e Luz é um movimento comunitário de inspiração cristã e ecumênica.
No coração das comunidades estão pessoas afetadas por uma deficiência mental, mais ou menos grave. Estão rodeadas por sua família e seus amigos, especialmente jovens.
Os membros da comunidade encontram-se regularmente e criam entre si laços cada vez mais profundos para partilhar as próprias dificuldades e esperanças, rezar e celebrar a vida.
Coordenador:
Reunião:

·                     Associação dos Leigos no Apostolado da Misericórdia (ALAM)
Coordenador:
Reunião: 1ª Quinta-feira - 15h30