Liturgia da Palavra - 05/08/2012



Liturgia da Palavra - 05/08/2012
18º Domingo do Tempo Comum
Vocação para os Ministérios Ordenados
"O pão de Deus é aquele que desce do céu
e dá vida ao mundo!"


Em nossa caminhada de fé, percebemos que os alimentos ou os bens só respondem às nossas necessidades imediatas. Porém, temos fome de infinito. Ao assumirmos nossa vocação em Cristo, somos convidados a superar o imediatismo da cultura atual, e orientar nossas ações pelos valores do Reino de Deus.



Liturgia da Palavra - Deus nos fala

Desde o princípio, Deus alimenta o ser humano em vista do alimento espiritual que Ele nos dá em Cristo, revestindo-nos do homem novo.



1ª Leitura - Êx 16,2-4.12-15

Leitura do Livro do Êxodo:
Naqueles  dias, a comunidade dos filhos de Israel pôs-se a murmurar contra Moisés e Aarão, no deserto, dizendo: Quem dera que tivéssemos morrido pela mão do Senhor no Egito, quando nos sentávamos junto às panelas de carne e comíamos pão com fatura! Por que nos trouxestes a este deserto para matar de fome a toda esta gente?"
O Senhor disse a Moisés: "Eis que farei chover para vós o pão do céu. O povo sairá diariamente e só recolherá a porção de cada dia, a fim de que eu o ponha à prova, para ver se anda ou não na minha lei.
Eu ouvi as murmurações dos filhos de Israel. Dize-lhes, pois: 'Ao anoitecer, comereis carne, e pela manhã vos fartareis de pão. Assim sabereis que eu sou o Senhor vosso Deus'".
Com efeito, à tarde, veio um bando de codornizes e cobriu o acampamento; e, pela manhã, formou-se uma camada de orvalho ao redor do acampamento.
Quando se evaporou o orvalho que caíra, apareceu na superfície do deserto uma coisa miúda, em forma de grãos, fina como a geada sobre a terra.
Vendo aquilo, os filhos de Israel disseram entre si: "Que é isto?" porque não sabiam o que era. Moisés respondeu-lhes: "Isto é o pão que o Senhor vos deu como alimento".
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus!


Salmo Responsorial - Sl 77

O Senhor deu a comer o pão do céu.
Tudo aquilo que ouvimos e aprendemos, e transmitiram para nós os nossos pais, não haveremos de ocultar a nossos filhos, mas à nova geração nós contaremos: as grandezas do Senhor e seu poder.
Ordenou, então, às nuvens lá dos céus, e as comportas das alturas fez abrir: fez chover-lhes o maná e alimentou-os, e lhes deu para comer o pão do céu.
O homem se nutriu do pão dos anjos, e mandou-lhes alimento em abundância; conduziu-os para a Terra Prometida, para o Monte que seu braço conquistou.


2ª Leitura - Ef 4,17.20-24

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:
Irmãos: Eis, pois, o que eu digo e atesto no Senhor: não continueis a viver como vivem os pagãos, cuja inteligência os leva para o nada.
Quanto a vós, não é assim que aprendestes de Cristo, se ao menos foi bem ele que ouvistes falar, e se é ele que vos foi ensinado, em conformidade com a verdade que está em Jesus.
Renunciando à vossa existência passada, despojai-vos do homem velho, que se corrompe sob o efeito das paixões enganadoras, e renovai o vosso espírito e a vossa mentalidade.
Revesti o homem novo, criado à imagem de Deus, em verdadeira justiça e santidade.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus!


Evangelho - Jo 6,24-35

Anúncio do Evangelho de Jesus Cristo, escrito por João:
Naquele tempo, quando a multidão viu que Jesus não estava ali, nem os seus discípulos, subiram às barcas e foram à procura de Jesus, em Cafarnaum.
Quando o encontraram no outro lado do mar, perguntaram-lhe: "Rabi, quando chegaste aqui?"
Jesus respondeu: "Em verdade, em verdade, eu vos digo: estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos. Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do Homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo".
Então perguntaram: "Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?"
Jesus respondeu: "A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou".
Eles perguntaram: "Que sinal realizas, para que possamos ver e crer em ti? Que obra fazes?
Nossos pais comeram o maná no deserto, como está na Escritura: 'Pão do céu deu-lhes a comer'".
Jesus respondeu: "Em verdade, em verdade vos digo, não foi Moisés quem vos deu o pão que veio do céu. É meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu. Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo".
Então pediram: "Senhor, dá-nos sempre desse pão".
Jesus lhes disse: "Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede".
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor!