Liturgia da Palavra - 08/07/2012



Liturgia da Palavra - 08/07/2012
14º Domingo do Tempo Comum
"A difícil condição do Profeta!"

Não é fácil denunciar os erros e as contradições das pessoas e propor as mudanças que se fazem necessárias. Aqueles que se atrevem a isso são ameaçados, perseguidos e até assassinados. Os profetas de Israel e o próprio Jesus experimentaram a difícil condição do profeta. Contudo, depositaram sua confiança em Deus e foram fiéis à missão que Deus lhes confiou.


Liturgia da Palavra - Deus nos fala
Em Babilônia, Ezequiel precisou se armar de muita confiança em Deus para denunciar o pecado daqueles que foram a causa do exílio do povo. Jesus foi rejeitado e desprezado por ser de origem simples e humilde. Como reagimos frente àqueles que questionam as ambiguidades de nossas atitudes e comportamentos?


1ª Leitura - Ez 2,2-5
Leitura da Profecia de Ezequiel:
Naqueles dias, depois de me ter falado, entrou em mim um espírito que me pôs de pé. Então eu ouvi aquele que me falava, o qual me disse: "Filho do homem, eu te envio aos israelitas, nação de rebeldes, que se afastaram de mim. Eles e seus pais se revoltaram contra mim até o dia de hoje.
A estes filhos de cabeça dura e coração de pedra, vou-te enviar, e tu lhes dirás: 'Assim diz o Senhor Deus'.
Quer te escutem, quer não - pois são um bando de rebeldes - ficarão sabendo que houve entre eles um profeta".
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus!


Salmo Responsorial - Sl 122
Os nossos olhos estão fitos no Senhor: tende piedade, ó Senhor, tende piedade!

Eu levanto os meus olhos para vós, que habitais nos altos céus. Como os olhos dos escravos estão fitos nas mãos do seu senhor.

Como os olhos das escravas estão fitos nas mãos de sua senhora, assim os nossos olhos, no Senhor, até de nós ter piedade.

Tende piedade, ó Senhor, tende piedade; já é demais esse desprezo! Estamos fartos do escárnio dos ricaços e do desprezo dos soberbos!


2ª Leitura - 2Cor 12,7-10
Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios:
Irmãos: Para que a extraordinária grandeza das revelações não me ensoberbecesse, foi espetado na minha carne um espinho, que é como um anjo de Satanás a esbofetear-me, a fim de  que eu não me exalte demais.
A esse propósito, roguei três vezes ao Senhor que o afastasse de mim.
Mas ele disse-me: "Basta-te a minha graça, pois é na fraqueza que a força se manifesta".
Por isso, de bom grado, eu me gloriarei das minhas fraquezas, para que a força de Cristo habite em mim.
Eis porque eu me comprazo nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições e nas angústias sofridas por amor a Cristo. Pois, quando eu me sinto fraco, é então que sou forte.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus!


Evangelho - Mc 6,1-6
Anúncio do Evangelho de Jesus Cristo, escrito por Marcos:
Naquele tempo, Jesus  foi a Nazaré, sua terra, e seus discípulos o acompanharam.
Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga. Muitos que o escutavam ficavam admirados e diziam: "De onde recebeu ele tudo isto? Como conseguiu tanta sabedoria? E esses grandes milagres realizados por suas mãos?
Este homem não é o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, de Joset, de Judas e de Simão? Suas irmãs não moram aqui conosco?"
E ficaram escandalizados por causa dele.
Jesus lhes dizia: "Um profeta só não é estimado em sua pátria, entre seus parentes e familiares".
E ali não pôde fazer milagre algum. Apenas curou alguns doentes, impondo-lhes as mãos. E admirou-se com a falta de fé deles.
Jesus percorria os povoados da redondeza, ensinando.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor!