Liturgia da Palavra - 07/06/2012
Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo
"O Sacrifício da Nova Aliança!"

Nesta celebração somos convidados a adorar o Cristo presente na Eucaristia, sacramento do amor de Deus por nós. Deus faz conosco uma aliança ao enviar-nos seu Filho, que nos mostrou o caminho que devemos seguir para realizar o objetivo de nossa existência: sermos felizes em plena comunhão com o Eterno. Celebremos com intenso espírito de fé este momento de nossa caminhada eclesial.


Liturgia da Palavra - Deus nos fala
Os relatos da Aliança nas Escrituras antigas mostram que os ritos eram feitos com sacrifícios de animais. Quando veio Jesus fez-se a Nova Aliança, onde quem se sacrifica é o próprio Filho de Deus. Na Última Ceia ofereceu o pão que era seu corpo e o vinho que era seu sangue, alimentos para a redenção e a vida do mundo.


1ª Leitura - Êx 24,3-8
Leitura do Livro do Êxodo:
Naqueles dias, Moisés veio e transmitiu ao povo todas as palavras do Senhor e todos os decretos.
O povo respondeu em coro: "Faremos tudo o que o Senhor nos disse".
Então Moisés escreveu todas as palavras do Senhor. Levantando-se na manhã seguinte, ergueu ao pé da montanha um altar e doze marcos de pedra pelas doze tribos de Israel.
Em seguida, mandou alguns jovens israelitas oferecer holocaustos e imolar novilhos como sacrifícios pacíficos ao Senhor.
Moisés tomou metade do sangue e o pôs em vasilhas, e derramou a outra metade sobre o altar.
Tomou depois o livro da aliança e o leu em voz alta ao povo, que respondeu: "Faremos tudo o que o Senhor disse e lhe obedeceremos".
Moisés, então, com o sangue separado, aspergiu o povo, dizendo: "Este é o sangue da aliança que o Senhor fez convosco, segundo todas estas palavras".
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus!


Salmo Responsorial - Sl 115
Elevo o cálice da minha salvação, invocando o nome santo do Senhor.

Que poderei retribuir ao Senhor Deus por tudo aquilo que ele fez em meu favor? Elevo o cálice da minha salvação, invocando o nome santo do Senhor.

É sentida por demais pelo Senhor a morte de seus santos, seus amigos. Eis que sou o vosso servo, ó Senhor, que nasceu de vossa serva; mas me quebrastes os grilhões da escravidão!

Por isso oferto um sacrifício de louvor, invocando o nome santo do Senhor. Vou cumprir minhas promessas ao Senhor na presença de seu povo reunido.


2ª Leitura - Hb 9,11-15
Leitura da Carta aos Hebreus:
Irmãos: Cristo veio como sumo sacerdote dos bens futuros. Através de uma tenda maior e mais perfeita, que não é obra de mãos humanas, isto é, que não faz parte desta criação, e não com o sangue de bodes e bezerros, mas com o seu próprio sangue, ele entrou no Santuário uma vez por todas, obtendo uma redenção eterna. De fato, se o sangue de bodes e touros, e a cinza de novilhos espalhada sobre os seres impuros os santifica e realiza a pureza ritual dos corpos, quanto mais o Sangue de Cristo purificará a nossa consciência das obras mortas, para servirmos ao Deus vivo, pois, em virtude do espírito eterno, Cristo se ofereceu a si mesmo a Deus como vítima sem mancha.
Por isso, ele é mediador de uma nova aliança. Pela sua morte, ele reparou as transgressões cometidas no decorrer da primeira aliança. E, assim, aqueles que são chamados recebem a promessa da herança eterna.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus!


Sequência
Eis o pão que os anjos comem transformado em pão do homem; só os filhos o consomem: não será lançado aos cães!

Em sinais prefigurado, por Abraão foi imolado, no cordeiro aos pais foi dado, no deserto foi maná.

Bom pastor, pão de verdade, piedade, ó Jesus, piedade, conservai-nos na unidade, extingui nossa orfandade, transportai-nos para o Pai!

Aos mortais dando comida, dais também o pão da vida; que a família assim nutrida seja um dia reunida aos convivas lá do céu!



Evangelho - Mc 14,12-16.22-26
Anúncio do Evangelho de Jesus Cristo, escrito por Marcos:
No primeiro dia dos Ázimos, quando se imolava o cordeiro pascal, os discípulos disseram a Jesus: "Onde queres que façamos os preparativos para comeres a Páscoa?"
Jesus enviou então dois dos seus discípulos e lhes disse: "Ide à cidade. Um homem carregando um jarro de água virá ao vosso encontro. Segui-o e dizei ao dono da casa em que ele entrar: 'O Mestre manda dizer: onde está a sala em que vou comer a Páscoa com os meus discípulos?'
Então ele vos mostrará, no andar de cima, uma grande sala, arrumada com almofadas. Aí fareis os preparativos para nós!"
Os discípulos saíram e foram à cidade. Encontraram tudo como Jesus havia dito, e prepararam a Páscoa.
Enquanto comiam, Jesus tomou o pão e, tendo pronunciado a bênção, partiu-o e entregou-lhes, dizendo: "Tomai, isto é o meu corpo".
Em seguida, tomou o cálice, deu graças, entregou-lhes, e todos beberam dele.
Jesus lhes disse: "Isto é o meu sangue, o sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos. Em verdade vos digo, não beberei mais do fruto da videira, até o dia em que beberei o vinho novo no Reino de Deus".
Depois de ter cantado o hino, foram  para o monte das Oliveiras.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor!