Foi por você...

A tarde da sexta-feira Santa (6) foi marcada pela homenagem dos fiéis à lembrança do julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo. A celebração da paixão e morte do Senhor na Matriz, marcou o feriado católico. Por volta de 15h desta sexta-feira, centenas de fiéis acompanharam todo o ritual litúrgico.

A celebração litúrgica, diferentemente da missa, não tem oração eucarística, parte mais importante da missa católica. O senhor morto, como é chamado na sexta-feira da paixão, recebe neste dia, toda a liturgia católica em sua homenagem em função da sua crucificação. Essa celebração foi presidida pelo Diácono Nélson. "Esse é um momento de saudação ao pai, de saudação ao seu amor. Jesus teve um gesto pleno e eterno para com todo o gênero humano" desta Aline Ferreira.

A sexta-feira Santa representa o drama da morte de cristo no calvário. A paixão e morte do senhor foram celebradas em todas as paróquias de nossa Arquidiocese. Após uma hora e meia de homenagem ao senhor morto. Logo mais a noite ele foi descido da cruz.


O único dia do ano em que nenhuma missa é realizada no mundo inteiro, a Sexta-feira Santa. As imagens são cobertas e a luz vermelha do sacrário, que representa Jesus, é apagada. São às três horas da agonia, tempo que Jesus carregou a cruz até o calvário.


Para refletir sobre as últimas palavras de Cristo, a paróquia realizou ontem a noite uma cerimônia chamada de O Sermão das Sete Palavras e o descendimento de Cristo morto da cruz.

Centenas de devotos acompanharam o sermão e descendimento do Senhor morto da cruz que foi o auge da celebração, dezenas de pessoas ficaram emocionadas durante toda celebração.


Francisco Divino, Aposentado, Coordenador do CPP "Hoje, no final do sermão, a palavra é de entrega. O filho se entregando nas mãos de um pai. Um pai que cuida deles. As últimas palavras de Jesus são como um testamento e aprendemos muito com elas. A palavra de Deus é atual", conta.

A Sexta-feira Santa relembra a Paixão e Morte de Jesus Cristo. Ele proferiu sete palavras marcantes. Essas palavras são objetos de reflexão de Padres e estudiosos e fazem parte do Mistério da Redenção de Cristo. A cerimônia não é realizada para lembrar o sofrimento de Jesus, já que este não merecia tanta humilhação. Na verdade, o período Pascal pretende trazer à memória a imagem da salvação que ele trouxe aos cristãos, através do sofrimento que passou na terra.

O Sermão das Sete Palavras e o descendimento de Cristo morto da cruz foi celebrada pelo Pe. Gil Conde.


Confira todas as fotos da Semana Santa!