Liturgia da Palavra - 25/03/2012

5º Domingo da Quaresma

"Queremos ver Jesus!"

O Senhor Jesus nos revela que sua glória passa pela experiência do grão de trigo que cai na terra para produzir e dar vida a todos os povos. A Campanha da Fraternidade deste ano, pedindo "Que a saúde se difunda sobre a terra", nos ajuda a viver concretamente a experiência da Páscoa de Jesus na vida de nossas comunidades. Ela mantém e fortalece o espírito quaresmal, na busca da vida plena para todos.


Liturgia da Palavra - Deus nos fala
Cristo é o centro da história e é buscado por todos os povos, a exemplo dos gregos que queriam ver Jesus. A hora de Jesus,  isto é, o mistério de sua Paixão/Ressurreição, assumida obedientemente, será o momento de sua glorificação. A nova Aliança está inscrita nos corações e não mais em tábuas de pedra.


1ª Leitura - Jr 31,31-34
Leitura do Livro do profeta Jeremias:
Eis que virão dias, diz o Senhor, em que concluirei com a casa de Israel e a casa de Judá uma nova aliança; não como a aliança que fiz com seus pais, quando os tomei pela mão, para retirá-los da terra do Egito, e que eles violaram, mas eu fiz valer a força sobre eles, diz o Senhor.
"Esta será a aliança que concluirei com a casa de Israel, depois desses dias, ¾ diz o Senhor: ¾ imprimirei minha lei em suas entranhas, e hei de escrevê-la em seu coração; serei seu Deus e eles serão o meu povo. Não será mais necessário ensinar seu próximo ou seu irmão, dizendo: 'Conhece o Senhor!' Todos me reconhecerão, do menor ao maior deles, diz o Senhor, pois perdoarei sua maldade, e não mais lembrarei o seu pecado".
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus!


Salmo Responsorial - Sl 50
Criai em mim um coração que seja puro. Dai-me de novo um espírito decidido.

Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão do vosso amor purificai-me! Lavai-me todo inteiro do pecado, e apagai completamente a minha culpa!

Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um espírito decidido. Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!

Dai-me de novo a alegria de ser salvo e confirmai-me com espírito generoso! Ensinarei vosso caminho aos pecadores, e para vós se voltarão os transviados.


2ª Leitura - Hb 5,7-9
Leitura da Carta aos Hebreus:
Cristo, nos dias de sua vida terrestre, dirigiu preces e súplicas, com forte clamor e lágrimas, àquele que era capaz de salvá-lo da morte. E foi atendido por causa de sua entrega a Deus.
Mesmo sendo Filho, aprendeu o que significa a obediência a Deus por aquilo que ele sofreu.
Mas, na consumação de sua vida, tornou-se causa de salvação eterna para todos os que lhe obedecem.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus!


Evangelho - Jo 12,20-33
Anúncio do Evangelho de Jesus Cristo, escrito por João:
Naquele tempo, havia alguns gregos entre os que tinham subido a Jerusalém, para adorar durante a festa.
Aproximaram-se de Filipe, que era de Betsaida da Galileia, e  disseram: "Senhor, gostaríamos de ver Jesus".
Filipe combinou com André, e os dois foram falar com Jesus.
Jesus respondeu-lhes: "Chegou a hora em que o Filho do Homem vai ser glorificado. Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas, se morre, então produz muito fruto.
Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo, conservá-la-á para a vida eterna.
Se alguém me quer servir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará.
Agora sinto-me angustiado. E que direi? 'Pai, livra-me desta hora?' Mas foi precisamente para esta hora que eu vim. Pai, glorifica o teu nome!"
Então veio uma voz do céu: "Eu o glorifiquei e glorificarei de novo!"
A multidão, que aí estava e ouviu, dizia que tinha sido um trovão. Outros afirmavam: "Foi um anjo que falou com ele".
Jesus respondeu e disse: "Essa voz que ouvistes não foi por causa de mim, mas por causa de vós.
É agora o julgamento deste mundo. Agora o chefe deste mundo vai ser expulso, e eu, quando for elevado da terra, atrairei todos a mim".
Jesus falava assim para indicar de que morte iria morrer.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor!


REFLEXÃO

Estamos nos aproximando da Semana Santa e neste V Domingo da Quaresma concentremos todo o nosso olhar no Senhor Jesus Cristo e na sua missão salvadora.

Para isto, meditemos o belíssimo evangelho de hoje. Jesus estava no interior do Templo de Jerusalém. Ali nenhum pagão poderia entrar. Pois bem, dois gregos, dois pagãos aproximaram-se de Filipe e com humildade pedem: “ Gostaríamos de ver Jesus”. Eles não podiam entrar no Templo, não poderiam ver Jesus, a não ser que este saísse e viesse até eles. Filipe vai até Jesus, relata o pedido dos gregos. Jesus, então, afirmou, de modo misterioso: “ Chegou a hora que o Filho do Homem vai se glorificado”. Que mistério, caríssimos: para que os pagãos vejam Jesus, isto é, para que o contemplem com os olhos da fé, para que nele creiam e nele tenham a vida, é necessário que Jesus seja glorificado pela cruz e pela ressurreição. É necessário que Jesus, o grão de trigo, que se faz Eucaristia, morra e dê fruto e este fruto é toda a humanidade e nele todos terão a vida eterna. Jesus entrega a sua vida, para frutificar em salvação para nós, para que possamos vê-lo, contemplá-lo e experimentá-lo como nossa Luz e nossa Vida.

A missão de Jesus não foi fácil, sua vida foi toda ela uma entrega de amor, que culminou com a entrega mais absoluta na cruz, fazendo  por nós,  obediente ao Pai. Durante toda a sua existência humana Jesus foi, humildemente, buscando fazer a vontade do Pai. Em Cristo vai cumprir-se a promessa que o Senhor fizera pelo profeta Jeremias.

É na morte de Cristo que todos nós entramos para a nova e eterna Aliança, no sangue do Senhor.

Quanto deveríamos amar aquele que nos amou até a morte e morte de cruz.

Por isso mesmo São Pedro exclamou: “ Sabeis que não foi com coisas perecíveis, com prata ou com ouro, que fostes resgatados da vida fútil que herdastes dos vossos pais, mas pelo sangue precioso de Cristo “ ( 1 Pd 1,18). Precisamos entender caríssimos em Cristo, que o amor manifestado e derramado na cruz é que vence o pecado, o lixo do mundo. Não é força, o sucesso, as razões humanas, o prestígio, o poder que salvam.

Quanta bondade, quanta misericórdia. Que dom tão grande recebemos do Senhor! Na cruz, de braços abertos o Salvador nosso une, judeus e pagãos, ricos e pobres num só povo, o novo povo, a Igreja, sua amada esposa, uma, santa, católica e apostólica.

É este, o mistério que a Palavra do Senhor, nos convida a contemplar neste último domingo antes do início da Semana Santa.

Sim, nós queremos ver Jesus, queremos servi-lo, seguir os seus passos. Neste tempo quaresmal tenhamos um coração generoso e misericordioso, fazendo como Jesus, a vontade do Pai.

Que o Senhor nos dê a graça de unirmos mais intensamente a Ele e nestes santos dias que se aproximam faremos memorial dos santos mistérios da tua Paixão, Morte e Ressurreição.
          
Vamos ao encontro do Senhor, caminhemos com alegria na mesma caridade e amor que o levou a entregar a sua vida por cada um de nós.
         
Fazendo memória da Páscoa de Jesus, seguindo o seu exemplo, ocupemos  o nosso tempo em favor dos outros, lutando por um mundo cristão onde reine o amor, a solidariedade, o respeito , a dignidade e o direito a uma saúde pública para todos.