Comunidade Nossa Sra. Aparecida - Bairro Jardim Natal



Comunidade Nossa Sra. Aparecida – Bairro Jardim Natal
Padroeira Nossa Sra. Aparecida – Festa dia 12 de outubro
Rua Venceslau Braz, 363 – Jardim Natal
Juiz de Fora – MG
Celebrações:

A estação Ferroviária do bairro Francisco Bernardino tinha em suas instalações uma usina de creosoto, destinada a preparar os dormentes da linha férrea. Os engenheiros desta usina eram católicos praticantes e resolveram pedir a proteção de Nossa Senhora Aparecida para seus funcionários que trabalhavam em local de alto risco.
Para tal a Dra. Clara Maquicoque de Faria fez o projeto e transformaram uma residência situada no pátio da Estação, em capela. Ali, diante da padroeira do Brasil os funcionários católicos diariamente poderiam fazer suas orações antes do trabalho de “alto risco” na usina.
Todos os anos, no mês de outubro, realizava-se uma grande festa com almoço, missa, barraquinhas. Toda renda financeira era destinada a igreja matriz Nossa Senhora de Lourdes, pois não era visado lucro financeiro; o objetivo único da festividade era agradecer a padroeira as benção e proteção que recebiam.
A usina foi desativada... e a capelinha ficou abandonada. Os ferroviários entraram em acordo e concluíram que a única imagem que a capela possuía deveria ir para a matriz Nossa Senhora de Lourdes. Lá a imagem de Nossa Senhor Aparecida ficou por algum tempo.
A partir de 1987, os moradores do Jardim Natal (607) começaram a rezar o terço nas casas e também nas ruas do bairro. Uma vez por mês celebrava-se a missa num salão cedido temporariamente por Salvina Mariana Fernandes, moradora da rua Wenceslau Braz.
Em 1993 o arcebispo Dom Clóvis Frainer fez uma visita ao local...
No ano de 1997, o casal Jorge e Marina cederam por tempo indeterminado uma loja na mesma rua, no nº 356 para os encontros. Ali, todos se reuniam para a catequese, reza do terço, reunião de vicentinos, Celebração Eucarística e da palavra.
Através de festas e contribuições levantou-se fundo financeiro para comprar um lote e nele construir uma capela.
No final de 1997, Padre José Alves propôs que a imagem de Nossa Senhora Aparecida fosse levada para a comunidade e se tornasse sua padroeira.
Em 1998 foi realizada a primeira festa de Nossa Senhora Aparecida no Jardim Natal, para alegria da comunidade.

Foram adquiridos dois lotes para a construção da capela; o primeiro em outubro de 1998 e o segundo em março de 2001. A igreja foi erguida e, já em local próprio as festividades e homenagens a Nossa Senhora Aparecida são realizadas todos os anos em outubro.